Notícias »

MS fecha fevereiro sem nenhum caso novo de ferrugem asiática

reciclabag

Mato Grosso do Sul encerrou o mês de fevereiro sem nenhum novo caso de ferrugem asiática nas lavouras de soja do ciclo 2014/2015. É o que apontam dados do Consórcio Antiferrugem, que destacam  que o estado tem contabilizado neste início de março o mesmo número de registros da doença do fim de janeiro, 19 casos.

Mas se em Mato Grosso do Sul, o avanço da doença foi contido pelos sojicultores, nos outros estados do país o número de casos aumentou na comparação de janeiro com evereiro deste ano em 29,55%, passando de 247 para 320 registros. Rio Grande do Sul, com 110 ocorrências, Paraná, com 88 confirmações e Goiás, em 40 ocorrências lideram o ranking de ocorrências da ferrugem no Brasil.

No estado, o pico do número de casos nessa parcial da safra ocorreu no mês de janeiro, com 13 registros, seguido por dezembro com cinco e setembro com um. Quase a metade, 47,36% das ocorrências foi registrada em Chapadão do Sul, com nove casos. Outras três cidades registraram dois casos: Maracaju, Dourados e Aral Moreira.

Comentários

Av. Fernando Corrêa da Costa, 3863 - Jardim Horizonte - Rondonópolis/MT